Vejam um case que envolve duas das minhas maiores paixões. Marketing e futebol. Esse case demonstra como um fator cultural pode influenciar no marketing de uma organização, inclusive na estrutura de uma tradicional empresa.
Nesse caso, a rivalidade entre dois clubes de futebol da Turquia acabou por fazer com que o Mc Donald’s mudasse suas cores, de certa forma “traindo” a identidade da marca. Como todos sabem, o amarelo e vermelho são cores predominantes nos padrões de identidade visual das lanchonetes da rede.
Em Istambul, está localizada uma das maiores rivalidades do futebol mundial. Besiktas e Galatasaray são dois dos clubes mais tradicionais do país e sempre proporcionaram grandes duelos. Nas proximidades do estádio do Besiktas, uma das franquias da rede de fastfood se viu obrigada a mudar as cores padrões de sua fachada devido ao fanatismo dos torcedores do Besiktas. Isto, porque as cores predominantes do Galatasaray são amarelo e vermelho, mesmas cores do Mc Donald’s.
A pressão que os torcedores do Besiktas fizeram foi tão grande que o Mc Donald’s abriu uma exceção em seu padrão de identidade, e mudou as cores da fachada de sua lanchonete para preto e branco, mesmas cores do escudo e uniformes do Besiktas. Com medo de sofrer boicote ou represaria por parte dos torcedores a empresa se viu obrigada a deixar de lado sua tradição.
Muitos fatores podem interferir e influenciar em tomadas de decisões de uma empresa, inclusive aspectos culturais. O case acima demonstra como é importante para uma empresa se adaptar a certos contextos culturais e situações especificas.
Fonte: Plugcitários