Revolução do diferente

Como o MM’s Ganhou o Mundo? 🍫

O empreendedor Forrest Mars visitou a Espanha em 1930 e notou que os soldados da guerra civil espanhola comiam chocolates envoltos em açúcar. Assim resistiam por mais tempo sem derreter no calor do verão.

Voltando pra casa, trabalhou muito até criar a versão das gotas de chocolate cobertos por uma cobertura que era ainda mais eficiente e prática.

Na segunda guerra mundial, sua criação virou o doce preferido dos soldados, levado em tubos de papelão e durando muito tempo no campo de batalha.

Em 1950 tiveram a ideia de imprimir a letra M em cada doce. A ação de branding inseriu o nome MM’s (que significa Mars & Murrie) de vez na vida das pessoas.

Em 1981 foi escolhido pela NASA para ser um dos suprimentos alimentares levado pelos astronautas ao espaço.

Em 1984 foram o doce oficial dos jogos olímpicos de Los Angeles, dando exposição mundial e acerando o processo de internacionalização da marca.

O que podemos aprender com isso?

Seu produto ou serviço não basta ser bom. Ele precisa ser diferente. Quebrar o padrão. Ter características marcantes que façam as pessoas lembrar e comentar sobre eles.

Em sua trajetória, a marca MMs realizou em diversos momentos ações que não eram foçadas em aumentar a venda imediatamente. A idéia era ajudar as pessoas a verem que eles eram diferentes.

Isso gerava curiosidade, que gera desejo, que gera venda. Faturamento é consequência, não o objetivo imediato.

Quais ações você pode fazer para tornar seu serviço ou produto mais interessante? Quais parceiros pode se aproximar que falariam de você? Quais campanhas ou promoções “fora da casinha” você pode criar que gerariam um burburinho no seu mercado?.

Temos muitos empreendedores que são grandes especialistas técnicos, mas sem fundamento algum de marketing. Acreditam que qualidade é suficiente, mas invariavelmente descobrem que precisam de sentimento, não só de átomos, para do conquistar o coração das pessoas.

PS: Quer ajuda?

PS2: Qual sua cor predileta de MMs? Dica: cada embalagem possui uma proporção de 30% de confeitos marrons, 20% de vermelho, 20% de amarelo, 10% de azul, 10% de laranja e 10% de verde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s