As empresas precisam de redes sociais!

Essa não é mais uma pergunta retórica e sim uma afirmação com foco em negócios e posicionamento de marcas.  O que muitos empreendedores perguntam é quais as melhores e principais redes sociais para empresas?

Com o boom do acesso mobile, onde as atuais pesquisas demonstram que 80% da população brasileira já possui celular com acesso a internet,  não podemos negar que as  redes sociais vieram para ficar, tendo em vista o crescimento dos acessos e criação de novas contas em ritmo exponencial. A dificuldade de muitos pequenos e médios negócios seria como explorar esse fenômeno para captar e se relacionar com os clientes.

Algo que sempre devemos salientar é ter uma estratégia de marketing digital, o que não é um bicho papão, mas sem planejamento qualquer empresa pode ser engolida pelos seus clientes ou pior, pela concorrência. Foi-se o tempo que as redes sociais eram espaços apenas para trocas de mensagens, gifs animados, fotos de família e oportunidades para conhecer pessoas. Agora todas as redes são encaradas como ferramentas eficientes de marketing digital. Para resumir, o Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgarem e comercializarem seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.

Para uma empresa entrar, melhorar ou crescer o seu marketing digital não basta criar uma conta em cada rede social, postar qualquer conteúdo, replicar seu catálogo ou loja virtual que seus clientes estarão satisfeitos. Ledo engano, e deveras perigoso. Os clientes esperam muito mais. Desejam e consomem conteúdos variados, constantes e atrativos. Para isso, cada empresa necessita ter gerenciamento estratégico para cada rede social. Primeiramente você precisa aparecer e ser encontrado pelo sue público alvo e persona. Após, ter um conteúdo de interesse, conhecer a fundo seus clientes diretos e indiretos, criar leads, ser admirado, criar valores para que seus clientes se identifiquem com sua proposta e, finalmente, convencer a todos que é bacana ser seu cliente e consumir seus produtos e serviços. Isso é uma garantia de bons negócios para ambos os lados.

Em um próximo artigo comento as características de cada rede social para as empresas. Bons ventos e ótimos negócios.

Biografia do autor

Henrique Braz Rossi
Empreendedor, gestor de marketing e vendas, jornalista, publicitário, pós graduado em Mídias Digitais, escritor, músico, escoteiro, esposo e pai de dois meninos. Ufa!  henriquebrazrossi.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s