Reclamar de tudo e de todos está se tornando um mau hábito para muitas pessoas. Rotineiramente reclamamos desde o despertar culpando o relógio, percorrendo os caminhos de ida e vinda pelo trânsito e transportes públicos abarrotados, o trabalho que sempre tem muita coisa pelo pouco que recebemos e até na hora do repouso pelo estresse do dia. Percebemos essa energia negativa colada ao nosso dia a dia? Temos a noção do quanto isso nos faz mal? Somos seres tão negativos ou o meio que nos transforma? Não reclame, agradeça!
Mudar pode ser mais fácil que imaginas. Basta iniciar um hábito observando de outras formas, outros ângulos ou respirar o diferente. Eu mesmo me pergunto o que causou minha irritação em vários momentos do dia e, quase sempre, foram meus próprios atos. Explico. No trânsito sempre fico nervoso quando alguém me fecha ou entra sem avisar, a famosa lenda da seta desaparecida, mas se você respirar e deixar passar nem precisará blasfemar sinônimos ofensivos por minutos. Quando alguém tira algo que você colocou em um lugar, inúmeras vezes, veja se realmente aquele lugar é o melhor e pergunte a si a razão. Quando uma pessoa estaciona na frente da sua garagem e você fica horas buzinando (são folgados mesmos), respire fundo que tem que esperar a boa vontade. Não é fácil admito. Todavia sempre os atos alheios não são os melhores, porém não temos o poder de mudar o próximo. Portanto, mudamos o nosso ser.
Agradecer não é a solução para todos esses problemas, mas ameniza e você compreende que seus atos podem ser melhores. Como escoteiro sempre vem à mente um dos artigos que “o escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades”. Ninguém disse que a risada não poderia ser irônica. Brincadeirinha. Contudo, agradecer talvez possa ser um mantra onde nos acalmamos e não para ser um tolo e desprendido de direitos e deveres. Agradeça pela oportunidade de ver com outros olhos, de poder ceder seu lugar a outro, de poder acordar e ter um trabalho, de voltar para uma casa, de poder sorrir, sentir e ver todas as cores, cheiros, texturas e temperaturas do mundo. Reclame menos e agradeça mais. Isso irá mudar não só você mas o que está a sua volta. Acredite. Eu estou nessa onda, sorrindo e respirando fundo. E olha que nem sei nadar. E não reclamo disso, apenas agradeço que tenho amigos ao meu lado que sabem e podem me salvar. Espero não precisar… (risos)! Então. Não reclame, agradeça!
Por Henrique Braz Rossi