NUNCA ESTAREMOS SÓS

Há quem diga que estar sozinho ou acompanhado é uma questão de escolha. Algumas certas outras incertas, e todas indefinidas pelo tempo e vontades.

No mundo digital isso sim é uma grande escolha. Estar ou não. Ser, participar, comentar, produzir, se mostrar ou apenas vigiar. Em todos os casos, você faz parte de um ecossistema, comunidades, grupos de aplicativos de bate papos, mensagens de textos e voz, enfim, uma tribo. Com isso, sua pessoa, persona, identidade digital nunca estará solitária. Seja por impactos de propagandas, inteligência artificial, fulanos e beltranos se conectando sem ao menos saber se gostam do café com ou sem açúcar. O importante é conectar, clicar nos corações e palminhas.

Com todas essas conexões você ainda precisa de amigo nas redes sociais? Números digitais estão em um universo paralelo aos reais. Todavia, se ainda quiser, basta escolher azul ou vermelho, preto ou branco ou dizer que adora o arco-íris. Poderá ter grandes convites de comunidades ou algumas baixas numéricas. Notará o lado inverso de opiniões contraditórias. Onde muitos daltônicos extremistas florescem. Esse jardim é espinhoso. Cuidado!

Se conseguir colocar em um grupo de WhatsApp os amigos que sabem que seus café é sem açúcar, valorize-os. Onde no mundo digital temos milhares de conhecidos, em um mundo real chegamos a menos de 1% de contatos físicos. Todavia, lhe pergunto: o que realmente vale a pena? Postar, ligar ou estar?

Caso ainda tenha alguma fé, saiba que nunca estaremos sós.

Por Henrique Braz Rossi
@henriquebrazrossi
Jornalista, publicitário, empreendedor, escritor, músico, escoteiro, esposo e pai de dois meninos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s