Brasileiro passa 8 horas por mês no Facebook: veja como evitar abusos

Especialista dá dicas para controlar o vício nas redes sociais durante o horário de trabalho

redes-sociais-ambiente-de-trabalho-650x350

 

As redes sociais ocuparam de vez a vida das pessoas. De acordo com dados da ComScore, o brasileiro passa em média 8 horas por mês conectado ao Facebook. O Brasil é o segundo país com mais usuários na maior rede social do mundo. As mulheres também são usuárias assíduas das redes sociais. Uma pesquisa realizada pela Sophia Mind, empresa de inteligência de mercado do grupo Bolsa de Mulher, mostrou que 93% das entrevistadas costumam usar, pelo menos, uma rede social e que 36% visitam seu perfil pessoal várias vezes ao dia.

Algumas empresas proíbem seus colaboradores de ter acesso às redes com o argumento de que o uso desmedido compromete o desempenho. Como agir para que isso não comprometa a produtividade no trabalho? O gestor e consultor empresarial Maurício Seriacopi dá dicas para não cometer abusos.

Pondere
Antes de acessar a rede seja sincero: há mesmo necessidade fazer isso nesse momento? Se a resposta for não, foque no trabalho e deixe a “fuçadinha” para outra hora. “Procure lembrar-se que está não sendo remunerado pela empresa para ficar navegando sem propósito”, reforça Seriacopi.

Procure o melhor horário
Se for inevitável, procure acessar as redes sociais em horários que não comprometam seu desempenho, como horário de almoço ou em pequenos intervalos. Não se estenda no que é para ser um acesso rápido. Procure chegar alguns minutos antes para acessar antes de começar o expediente, assim você não fica na angústia por não ter checado suas atualizações e ter respondido seus recados.

Evite a tentação
Desative, em seu perfil, a função para receber por e-mail ou por SMS as suas atualizações e peça a colaboração dos amigos para que, durante o horário de trabalho, eles evitem interagir com você por meio das redes sociais.

Liste suas atividades
Procure relacionar todas as tarefas que deverá desempenhar durante o dia. Desta maneira perceberá o quão importante será manter o foco em seu trabalho.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s